Os acufenos são uma "sensação sonora sem estimulação externa". São definidos como a percepção de um som que não é gerado por qualquer vibração externa, caracterizando-se como um fenómeno psicossensorial com base no SNC. Existe ainda algum desconhecimento sobre os mecanismos que estão na sua génese, a sua abordagem terapêutica é ainda pouco consensual e com níveis de eficácia questionáveis, e a valorização subjectiva dada pelos pacientes tem pouca correlação com as medições psicoacústicas efetuadas.

  Encontramos quatro objectivos na avaliação do paciente: estabelecer as características dos acufenos; definir as necessidades da terapêutica; oferecer apoio nos tratamentos apresentados; obter medições quantitativas para controlar os resultados da intervenção terapêutica, devendo a abordagem ser multidisciplinar.

  Existem várias estratégias de intervenção terapêutica, como as terapias sonoras, mas também as variáveis psicológicas estão ligadas à saúde e à doença, caso dos acufenos, podendo essas variáveis tornarem-se agentes causadores, amortecedores ou resultado da doença ou de sintomas, sendo das propostas terapêuticas mais eficazes.

 

Audiologista, licenciado em Psicologia (FPCE-UP), Mestre em Psicologia da Saúde (FCHS-UFP) com tese sobre Qualidade de Vida em pacientes com acufenos e Doutor em Ciências Sociais e Humanas (FCSH-UFP) com a tese Acufenos: Caracterização biopsicossocial, desenvolvimento e avaliação da eficácia de uma intervenção psicológica. Prática de mais de 20 anos de intervenção em pacientes com acufenos na consulta de ORL do HFAR-PP e em clínica privada. Autor e coautor de capítulos de livros, artigos e resumos sobre o tema, bem como várias comunicações orais e escritas.

 

 

 

Audiologista, obteve formação especializada em Terapia de Tinnitus & Hiperacusia no University Hospital Lewisham (Reino Unido) durante 12 meses. Posteriormente, concluiu uma Masterclass em “Tinnitus & Hiperacusia” pela Birkbeck London University e uma Masterclass em “Tinnitus & Hiperacusia em adultos e crianças” pela University College London. Atualmente trabalha no Woodend Hospital, Reino Unido, como Audiologist Tinnitus Specialist.

 

 

 

 

Audiologista, vasta experiência na área do diagnóstico e reabilitação, nomeadamente em doentes com acufenos. Vários trabalhos desenvolvidos na área dos acufenos, como são exemplos os diversos artigos publicados sobre a temática.

 

 

 

 

Audiologista, Mestre em Neuropsicologia aplicada. Experiência em diagnóstico audiológico desde 2011 em meio hospitalar, com vasto contacto com pessoas com acufenos.