Audição e Equilíbrio > Rastreio Auditivo Neonatal Universal > Importância de Detecção Precose

 

Importância de Detecção Precose

O Rastreio Universal da Audição é um meio de detecção precoce da perda auditiva no recém-nascido através de Otoemissões Acústicas que consistem num teste fácil, rápido, de grande sensibilidade e especificidade e não invasivo.

A perda auditiva permanente é um problema sério de saúde pública que afecta pelo menos 1 em cada 1000 recém-nascidos. O êxito da intervenção será maior se realizado nos primeiros meses de vida.

Sem o rastreio universal da audição, a idade média em que uma criança com perda auditiva é detectada é de aproximadamente dois anos.

A perda auditiva durante a infância interfere no desenvolvimento da linguagem e na qualidade da verbalização. O período mais importante para o desenvolvimento da linguagem é os primeiros três anos de vida. É pois necessário que a perda auditiva seja detectada  precocemente para que o processo de habilitação tire vantagem da plasticidade do desenvolvimento do sistema sensorial e para que a criança possa vir a ter um desenvolvimento social normal.

Portanto, a detecção precoce imediatamente após o nascimento tem grandes possibilidades de melhorar a qualidade de vida e oportunidades dos bebés afectados e respectivas famílias.