A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que cerca de 5% da população mundial necessita atualmente de reabilitação auditiva, com tendência a aumentar, estimando-se que em 2030 2,5 biliões de pessoas possam ter algum tipo de perda auditiva.
A Reabilitação Auditiva assume, assim, um papel cada vez mais importante e de maior visibilidade na sociedade. Neste contexto ganha preponderância a necessidade de garantir a qualidade da prestação de cuidados de saúde na adaptação destes dispositivos médicos – cirúrgicos e não cirúrgicos, e de estimulação elétrica, vibratória ou acústica.
Este grupo de trabalho tem como objetivos:
- Partilhar diretrizes de boas práticas de intervenção e acompanhamento em reabilitação auditiva;
- Acompanhar e divulgar a evolução tecnológica dos dispositivos médicos de reabilitação auditiva;
- Promover a comunicação interdisciplinar juntos dos diferentes intervenientes no processo de reabilitação auditiva;
- Desenvolver protocolos e mecanismos de regulação do mercado para dispensa de dispositivos médicos e não médicos de reabilitação auditiva.
Audiologista, Pós-graduação em Comunicação Alternativa e Tecnologias de Apoio, pela Universidade Lusófona. Iniciou seu exercício profissional em 2004 na área de Reabilitação Auditiva. Realizou a normalização da escala “The Hearing Handicap, Inventory for the Elderly (HHIE)” para a população portuguesa, adaptando-a linguística e culturalmente, e validando-a a nível temporal e de consistência interna. Monitora de estágio. Participou em vários congressos nacionais e internacionais, com realização de posters e comunicações. Publicação de artigos em revistas científicas. |
|
|
Audiologista, Mestre em Marketing na Universidade da Beira Interior. Pós-graduação em Direcção Comercial no IPAM. 16 anos dedicados à Reabilitação Auditiva em adultos, Responsável de Formação e Desenvolvimento, e atualmente Diretor Técnico de Audiologia da Widex Especialistas em Audição. Co-autor de capítulo sobre Reabilitação Auditiva em livro de Audiologia. Experiência como orador e formador em fóruns de Reabilitação Auditiva, em meio académico e profissional. |
|
Audiologista, Mestrado em Engenharia Biomédica na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Desenvolveu a sua atividade profissional na área da reabilitação auditiva, atualmente exercendo funções na área dos implantes cocleares e osteointegrados na Oticon Medical, sendo responsável pelo suporte clínico/científico e formação em Portugal. Orador em jornadas e simpósios relacionados com reabilitação auditiva com próteses implantáveis. Autor do artigo "El programador y el implante coclear" no livro "Manual de intervención logopédica en implantes cocleares adultos", autor e responsável pela tradução e adaptação do mesmo para Português Europeu, complementado com a criação do audiolivro na plataforma Spotify.
|